# Crie um código que conta o número de vogais de um bloco de texto
# qualquer. O código deve desconsiderar letras maiúsculas/minúsculas,
# isto é, "a" e "A" contam da mesma forma.
# O texto pode ser colado diretamente como um string no código.

texto = """
Python é uma linguagem de programação de alto nível,[5] interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte. Foi lançada por Guido van Rossum em 1991.[1] Atualmente, possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuírem padrões e especificações formais, a linguagem, como um todo, não é formalmente especificada. O padrão na pratica é a implementação CPython.

A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

Python é uma linguagem de propósito geral de alto nível, multiparadigma, suporta o paradigma orientado a objetos, imperativo, funcional e procedural. Possui tipagem dinâmica e uma de suas principais características é permitir a fácil leitura do código e exigir poucas linhas de código se comparado ao mesmo programa em outras linguagens. Devido às suas características, ela é utilizada, principalmente, para processamento de textos, dados científicos e criação de CGIs para páginas dinâmicas para a web. Foi considerada pelo público a 3ª linguagem "mais amada", de acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Stack Overflow em 2018[6] e está entre as 5 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk.[7]

O nome Python teve a sua origem no grupo humorístico britânico Monty Python,[8] criador do programa Monty Python's Flying Circus, embora muitas pessoas façam associação com o réptil do mesmo nome (em português, píton ou pitão).
"""

vogais = {
    'A': 0,
    'E': 0,
    'I': 0,
    'O': 0,
    'U': 0,
}


for caractere in texto:
    if caractere.upper() == 'A':
        vogais['A'] += 1
    if caractere.upper() == 'E':
        vogais['E'] += 1
    if caractere.upper() == 'I':
        vogais['I'] += 1
    if caractere.upper() == 'O':
        vogais['O'] += 1
    if caractere.upper() == 'U':
        vogais['U'] += 1


for vogal, contagem in vogais.items():
    print(f'Há {contagem} letras {vogal} no texto.')
